Apolíneo vs Dionisíaco

 Apolo e Dionísio eram ambos deuses da mitologia grega, enquanto um era deus da ordem e da justiça, o outro era deus da loucura e do caos. Essa dicotomia é o que dá origem ao conceito filosófico de apolíneo e dionisíaco, sendo apolíneo o lado da razão e dionisíaco o da emoção. 

A primeira lembrança que me vem a cabeça ao falar dessa oposição é uma combinação clássica do universo do entretenimento, batman e coringa. O herói é símbolo de sobriedade e razão, que vence usando a inteligência e a lógica. Já o vilão é motivado puramente pelas emoções e é uma representação clara de caos e insanidade. Até mesmo suas imagens e comportamentos sugerem essa relação. Batman é sempre retratado, seja em filmes ou quadrinhos, em composições monocromáticas ou de tons harmoniosos entre si, e também como uma figura firme e estável, o que transmite a sensação de controle da sua parte. Por sua vez, coringa tem seu visual de palhaço repleto de cores e estampas, e uma aparência de desordem que vem de elementos como cabelo bagunçado, olhos arregalados e movimentos espalhafatosos. Os dois personagens além de opostos em vários sentidos, são de várias formas complementares.


Batman e coringa das HQ´s

Batman e coringa dos filmes


Ainda pensando nessa relação razão x emoção e ordem x caos, outra referência da cultura pop é a comparação entre as personagens da saga Harry Potter, Hermione Granger e Luna Lovegood. Diferentemente dos apresentados anteriormente, ambas estão do mesmo lado da sua história, mas em vários aspectos são como duas faces de uma mesma moeda. Hermione é a típica melhor aluna da sala, mergulha nos livros e confia plenamente neles e somente neles, de longe uma das personagens mais inteligentes da saga, sempre sabe o que fazer para ajudar ou salvar os amigos. Enquanto Hermione preza por um conhecimento mais sólido, científico, Luna apresenta uma maneira diferente de ser inteligente, o conhecimento mais abstrato, que excede os livros e o aprendizado da escola, passa por lendas, ensinamentos empíricos e até intuição ou fé. Luna é caracterizada sempre com acessórios engraçados e diferentes, o que representa bem seu jeito caótico de ser e se expressar, em contraste com o jeito certinho de Hermione.


Hermione e Luna

Suas respectivas casas
de Hogwarts

                                         

Comentários